Archive for Saúde Animal

BH terá hospital veterinário com atendimento gratuito semanal

Instituição que pertence ao UNI-BH será inaugurada no Estoril em setembro e atenderá gratuitamente animais de pequeno porte da comunidade.

 

20160810195204322272o

(foto: Situado/Reprodução)

Que latidos e miados já superam choros e pirraças infantis na sinfonia produzida pelos lares brasileiros é pedra cantada desde 2013 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que em sua última visita aos domicílios do país contou um total 63,7 milhões de cães e gatos, contra 44,9 milhões de crianças. E há quem diga que a dor experimentada pelos humanos quando um membro peludo da família adoece é igual àquela que as mães sentem ao verem seus bebês doentes.

Sofrimento que aperta inclusive no bolso, já que ainda não inventaram o SUS dos pets. A boa notícia é que, muito em breve, os moradores do Bairro Buritis (Região Centro-Sul da capital) e proximidades vão ganhar um pequeno alívio. Será inaugurado na região, já na segunda quinzena de setembro, o Hospital Veterinário do UNI-BH, que abre as portas com proposta de atender gratuitamente pequenos animais que fazem parte da comunidade local.

Segundo a coordenadora do curso de medicina veterinária do UNI-BH, Carolina Freitas, a ideia é que os atendimentos sejam realizados uma vez por semana, numa dinâmica que ainda está sendo pensada. “A princípio, o hospital vai abrir atendendo as demandas das aulas dos nossos alunos. Uma vez por semana, vamos receber também bichos de pequeno porte das pessoas ligadas ao entorno do Buritis e Estoril, sem cobrar pelo serviço prestado”, explica. É possível, no entanto, que o hospital proponha aos proprietários dos animais uma pequena contrapartida para beneficiar cães e gatos regatados das ruas por ONGs da cidade. “Estamos pensando em recolher, em troca da assistência, alimentos não perecíveis, como ração, e alguns medicamentos”, conta.

Apenas a partir de fevereiro de 2017, contudo, que o estabelecimento começará a funcionar plenamente, nos mesmos moldes do Hospital Veterinário da UFMG, que cobra pelo cuidado oferecido – mas com valor reduzido. “Não se trata de uma uma instituição de fins lucrativos, mas a cobrança tem que ser feita até para que o hospital possa se manter e também porque o Conselho Federal de Medicina Veterinária exige. Mas a intenção é oferecer descontos para o atendimento nos horários de aula e, quem sabe, se tudo der certo, continuar com o dia reservado para o atendimento de graça. Mas tudo isso ainda está sendo estudado”, pondera.

Estrutura

O Hospital Veterinário do UNI-BH é o terceiro a se estabelecer na capital mineira, que já conta com estruturas parecidas na UFMG e na PUC-Minas. A exemplo desses hospitais, o novo prédio oferecerá serviços prestados por acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, supervisionados por professores.

 

Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2016/08/10/interna_gerais,792936/bh-ganhara-hospital-veterinario-com-atendimento-gratuito-semanal.shtml

 

Quem é que gosta de passar frio?

yawning dog  on  white

Quem é que gosta de passar frio? Ninguém né? Muito menos nossos bichinhos de estimação.

O inverno pode ser muito prejudicial para os nossos pets, principalmente para aqueles de pelo curto. É muito importante que, durante esse período frio, nossos bichinhos tenham uma atenção especial, principalmente os filhotes e cães idosos.

Devemos tomar o cuidado de não deixar o animal tomar chuva ou ficar no vento. Roupinhas podem ajudar aquecer e caminhas com isolante para evitar que o colchão fique em contato com o chão frio é essencial. Se o seu cão fica apenas no quintal, considere deixá-lo dentro de casa no inverno, principalmente durante a noite, mas caso isso não seja possível é necessário construir ou comprar um abrigo, onde ele possa se proteger do vento e do sereno. Existem casinhas muito boas no mercado.

As vacinas em dia também são muito importantes, pois no inverno a imunidade fica mais baixa.

Se precisar dar banho durante esse período, escolha a hora mais quente do dia, de preferência com sol, use água quentinha e seque com secador para agilizar o processo.

Se você observar, vai perceber que o seu bichinho tem mais fome durante o período do inverno, portanto, se o seu animal estiver saudável e em forma, você poderá aumentar em até 20% a quantidade de alimento, mas se o seu cão for aquele que está bem gordinho, mantenha a mesma alimentação.

Então é isso, o cuidado com eles é sempre bom… Vamos manter nossos bichinhos quentinhos e longe do frio. Eles vão agradecer!

MICROCHIP PARA PETS

POUCO MAIOR QUE UM GRÃO DE ARROZ, GARANTE MAIS SEGURANÇA PARA SEU ANIMAL!

A identificação animal é uma preocupação antiga nos Estados Unidos e Europa, por isso fazem uso do microchip para poder indentifi cá-los, uma vez que nestes países o abandono é crime e levado a sério. Em São Paulo, o microchip é obrigatório para cães e gatos que irão viajar, participar de exposições e ainda para animais comercializados nascidos no município.

chip

COMO FUNCIONA

Quando um animal se perde ou até mesmo é roubado, pode ser identificado facilmente por meio de seu microchip. Para isso, usa-se um scanner portátil que rapidamente reconhece o
número de identifi cação do animal e consequentemente os dados de contato dos seus tutores (telefone e endereço). O microchip é aplicado no animal através de uma seringa própria para isso e o procedimento se assemelha a uma injeção normal, sem necessidade de sedação
ou anestesia. A partir do 10º dia de vida do seu pet, você já pode fazer a aplicação do microchip, porém a indicação é que seja feita junto com a vacina Múltipla, que ocorre por volta dos 3 meses de idade.

A durabilidade e eficiência do microchip superam as expectativas de vida dos animais em geral, sendo necessária apenas uma aplicação. Embora o uso do microchip seja mais
comum em gatos e cachorros, é possível fazer a aplicação em ratos, coelhos, morcegos, peixes, aves, cavalos, bois e até serpentes. Ao adotar ou comprar um animal, informe-
se se ele já possui um microchip e, caso ele já possua, procure a companhia responsável pelos registros para fazer a alteração dos seus dados de contato, do contrário ficarão registradas as antigas informações. É necessário reconhecer a importância do uso do microchip em pets, principalmente para evitar mais animais abandonados em abrigos ou nas ruas. Grandes centros de Zoonoses já possuem a leitora para identificação dos animais
que aparecem perdidos nos abrigos a fim de diminuir esse número, devolvendo os animais identificados para seus tutores. Infelizmente, como o uso do microchip não é obrigatório, são raras as vezes em que recebem um animal identificado, aumentando o número de pets
abandonados em abrigos e de famílias que buscam desesperadamente por um animal perdido, portanto não perca mais tempo, identifique o seu animal.

10 DICAS PARA QUEM QUER TER UM PET

dalmatas-3

1ª – Antes de adquirir um pet é preciso pensar bem. Questione a sua família se todos estão de acordo. Verifique também se há alguém para cuidar dele quando você for viajar e não puder levá-lo.

2ª - Se possível, dê preferência para adoção de animais em abrigos.

3ª - Informe sobre as características e necessidades da espécie que escolheu.

4ª - Mantenha seu pet dentro de sua propriedade e faça passeios regularmente, sempre com coleira e guia.

5ª - Recolha as sujeiras e dejetos e jogue-as em local adequado.

6ª - Cuide da saúde psicológica do seu pet. Ela é tão importante quanto a saúde física. Dê a ele carinho e atenção.

7ª - Eduque seu novo amigo, mas lembre-se, faça isso sempre respeitando as limitações do seu pet.

8ª - Leve-o frequentemente ao veterinário e mantenha suas vacinas em dia.

9ª - Para maior segurança, identifique seu novo amigo com uma plaqueta e registre-o no Centro de Zoonoses ou em órgão similar (RGA).

10ª - Castre fêmeas e machos. Esta é a principal medida para o controle da procriação e não possui contra-indicações.

 

Feliz dia mundial do sol

shutterstock_246435367

Já reparou como o seu cão adora tomar sol? Isso tem um motivo: o sol serve de conforto para eles. Mas não é só isso, ele é também uma fonte de vitaminas. A tão famosa vitamina D que é super importante para fazer o corpo aproveitar melhor o fósforo e o cálcio, que tanto ajuda no fortalecimento dos ossos e no bom desenvolvimento dos filhotes.

Trinta minutos de sol diários já são o suficiente para a saúde do seu pet. Mas lembrem que, apesar de muito saudável, não devemos exagerar com a exposição ao sol, principalmente se o seu amigo for branquinho. O melhor horário é antes das 10 da manhã e após as 16 horas.

Tomando os devidos cuidados, seu cão vai te agradecer, afinal, um passeio gostoso ou uma brincadeira ao ar livre sempre são bem-vindos.

Feliz dia mundial do Sol!

 

JÁ ESCOVOU SEUS DENTES HOJE? E OS DO SEU AMIGO PET?

post blog cão escovando denteA saúde bucal está intimamente relacionada com a saúde geral. Por isso é importante a higiene bucal do seu animalzinho e as visitas periódicas ao veterinário.
Escovar os dentes do seu animal de estimação não é “frescura”, é um ato de carinho e demonstra preocupação com a saúde dele como um todo. Mas para isso é preciso condicioná-lo aos poucos.

1ª semana

Comece passando seu dedo indicador por na gengiva do seu pet. Eles podem estranhar no início, mas logo se acostumam. Comece com seções breves de 2 minutos 4 vezes ao dia por 3 dias e depois aumente a duração para 5 minutos.

2ª semana

Utilize gaze enrolada no seu dedo para que ele se acostume com a textura diferente 5 minutos duas vezes ao dia.

3ª semana

Embeba a gaze em uma solução antiséptica indicada por seu veterinário antes de levá-lo para passear.

4ª semana

Substitua seu dedo e a gaze por uma escova de cerdas macias ou dedeira, e o anti-séptico por pasta de dentes ou gel específicos para animais (nunca use pastas de dente para humanos). Repita a rotina carinho+escovação+carinho+passeio ou brincadeira diariamente por uma semana e depois diminua por 3 vezes por semana.