Cachorros protegem bebês contra infecções e doenças respiratórias.
De acordo com um estudo feito no Hospital Universitário Kuopio, na Finlândia, os bebês que vivem com cachorros durante o primeiro ano de vida são um terço mais propensos a evitar as doenças respiratórias e infecções do que os bebês que não vivem. Muitos acreditam que isso acontece porque os cachorros causam maior exposição a germes, aumentando o sistema imunológico dos bebês para prevenir doenças.
Animais de estimação ajudam na leitura.
As crianças que estão aprendendo a ler muitas vezes ficam envergonhadas de lerem em voz alta perto de outras pessoas, mas elas não têm essa mesma ansiedade quando estão perto de animais. Ler para um um cachorro é uma boa maneira para as crianças ganharem confiança.
Crianças com cachorros têm menos alergias e asma.
De acordo com um estudo publicado na revista Clinical & Experimental Allergy, as crianças que crescem em torno de um cachorro têm 50% menos chances de desenvolver alergias e asma do que aquelas que crescem sem um.
Donos de cachorros têm corações mais saudáveis.
Ter um cachorro está associado ao aumento da saúde cardiovascular. Estar perto de um cachorro pode diminuir o estresse, pressão arterial e freqüência cardíaca, levando a um coração saudável e uma vida mais longa.
Crianças com cachorros fazem mais exercícios.
Os cachorros são ótimos companheiros para atividades físicas, já que é importante passear com eles, principalmente quando vivem em lugares sem um quintal. Isso deixa as crianças acostumadas a um estilo de vida mais ativo.
Cães ajudam a reduzir o estresse em crianças com autismo.
De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Montreal, os hormônios do estresse em uma criança com um transtorno do espectro do autismo são drasticamente reduzidos quando ela vive com um cachorro treinado. Uma queda significativa em crianças com problemas de comportamento também foi relatada.
Animais de estimação ajudam a criar laços entre irmãos.
Um cachorro pode ajudar irmãos e irmãs a se aproximarem através do amor comum pelo animal de estimação. Quando cuidam de um cachorro eles compartilham responsabilidades e criam laços entre eles.
As crianças que são alérgicas a cachorros e vivem com eles são menos propensas a terem eczema.
De acordo com um estudo da Universidade de Cincinnati, nos EUA, as crianças alérgicas a cachorros e que convivem com eles, são quatro vezes menos propensas a terem eczema.
Cachorros ajudam crianças a aprenderem habilidades sociais importantes.
Crescer ao lado de um cachorro ajuda as crianças a aprenderem habilidades sociais, a controlar impulsos e até mesmo a melhorar a auto-estima.
As crianças crescem ao lado de um companheiro amoroso.
Um cachorro sempre fica feliz ao vê-lo chegar em casa, e seu amor é incondicional. Ele é um companheiro sempre disposto. Não há melhor amigo para uma criança do que um cachorro.
Crianças que cuidam de animais de estimação aprendem a ter responsabilidade.
O compromisso diário de cuidar de um animal é uma ótima maneira de ensinar as crianças a importância da confiabilidade e responsabilidade. Cuidar de um cachorro é uma honra que exige muita paciência e trabalho.
Fonte: Fernando Prado