Alguns cachorros podem ser bem possessivos com seus donos, virando os líderes não só de todos os cachorros da casa como da casa inteira. Eles latem e rosnam quando outras pessoas chegam perto dos seus donos caso estejam por perto, atacam outros cachorros ou gatos que ganhem a atenção do dono, ou demandam tanta atenção dos seus donos que viram um transtorno para o dono e outros.
Na grande maioria das vezes, esses cachorros são bem amorosos e trazem muita alegria para o objeto de seu ciúme, o que acaba dificultando a situação, pois os donos ficam com dó de reprimir ou afastar o cachorro.
Por que Isso Acontece?
Especialistas em comportamento canino dizem que a vida moderna faz com que casos de cães possessivos aumentem cada vez mais, principalmente entre os cães de companhia, de pequeno porte, que são criados dentro de casa e bem próximos aos seus donos. Hoje em dia, nós ficamos muito tempo fora de casa devido ao trabalho e outros compromissos.
Quando chegamos em casa, acabamos mimando muito nossos cães, afinal, estamos cansados, querendo distração e diversão, nos sentimos culpados por deixar o animal tanto tempo sozinho. Isso causa no cachorro, um aumento da ansiedade de separação, pois eles ficam ainda mais dependentes afetivamente da gente, o que aumenta seu pavor de ficar sozinho, o que aumenta nossa culpa. É uma bola de neve, e o resultado é um cachorro possessivo, que não aceita que alguém fique entre ele e seu dono nas horas em que estão juntos.
Dentre os cachorros que têm problema apenas com outros cães, a questão já é a hierarquia. Cachorros disputam pela liderança da matilha, e o dono é um dos objetos de disputa.
Como Lidar Com Isso?
Caso você tenha se identificado com a primeira situação, em que você mima demais o cachorro, o jeito de reverter essa situação é parar de exceder nos mimos. Imponha limites ao seu cachorro, não importa se vocês têm pouco tempo juntos. Não passe por cima por regras que outras pessoas gostariam que o cachorro obedecesse, como não subir no sofá ou não ir para a área dos quartos, não lhe dê comida e petiscos fora de hora, não aceite que ele lata para você quando você faz algo que ele não gosta.
Muitas vezes, o cachorro possessivo está se tornando o seu líder e tentando controlar os seus passos o máximo que pode. Isso ocorre muito com latidos e agressividade. Deixe claro que você é o líder e mantenha sua postura. Essa também é a melhor forma de lidar com os cães que atacam outros cães por ciúme, o caso da hierarquia. Você deve ficar acima das disputas por dominação entre os cães, mas interferir quando a briga ficar violenta demais. Você faz o papel de “alfa” e você que impõe os limites.
E nessa posição de liderança, a imposição do limite é a coisa mais importante. Não importa o quanto tempo você ficou fora, ou as carinhas de coitado e gracinhas que seu cão faz, as regras da casa devem ser mantidas e por você. Faça carinho e brinque com o animal quando chegar em casa, mas não o deixe passar dos limites. E a próxima vez que ele latir ou rosnar para alguém que chega perto de você, tire-o de perto e mostre que quem decide quem chega perto de você ou não, é você.
Fonte: Portal Pets