Qualquer cachorro, independentemente do tamanho, gosta de brincar. É a atividade preferida do bichinho, não tenha dúvidas disso. Ele espera por você e não vê a hora de abanar o rabo, começar a correr que nem um louco para o seu colo e começar a latir para você dar atenção a ele. O carinho é universal.
Com os cachorros grandes não é diferente. Uma única diferença básica é que com animal de maior porte o nível de brincadeira pode ser mais de “igual para igual”, mas pode ter certeza que qualquer coisa que você fizer ele vai querer fazer junto! Um amigo para a vida toda… O seu melhor amigo!
Vamos às brincadeiras então. Quer aprender e reforçar o treinamento físico do seu cão? Seja de qualquer raça ou idade, aprenda alguns divertimentos para o seu cachorro grande! Sem mais delongas.
Cabo de guerra
Ótimo e ideal para cachorros de grande porte, o objetivo é fortalecer os dentes e patas. É fácil: deixe que ele morda de um lado e você segura de outro, até alguém vencer. Para que ele entenda que é você quem manda, vença a maioria, e nunca estresse o seu cão ou deixe ele cansado ou sobrecarregado nessa brincadeira. O objetivo é se divertir, então deixe ele ganhar também!
Adestramento
Esse tipo de brincadeira é bastante útil e de extrema importância. Ensine o seu cão a deitar, sentar e rolar conforme os seus comandos. Assim, ele reconhecerá a sua voz e a sua ação, facilitando a comunicação de vocês. Inclusive, caso ele venha a acertar, recompense-o dando petiscos e muito carinho!
Correr
Já pensou em alguma companhia mais divertida para correr em um parque ao ar livre do que seu cão? Com certeza ele irá se divertir correndo de um lado para o outro e mantendo uma rotina fixa seguindo você. Vocês podem apostar corrida e até brincar de pega-pega. Uma importante dica: hidratação. Mantenha sempre os potes de água cheios para o seu cão. Como é de grande porte, ele toma muito mais água, então leve água para as atividades fora de casa e hidrate a si mesmo e seu amigão.
Morder
Tudo bem, essa ação não deve ser muito feita, afinal, pode deixar alguém dolorido – entretanto, a maioria dos cães precisa morder para trabalhar e fortalecer os dentes. Existe no mercado um brinquedo de borracha resistente que quando o cão morde é liberado, por um buraco, ração ou petiscos. Assim, ele pode se divertir e ser recompensado ao mesmo tempo.
Esconde-esconde
Uma brincadeira bastante prática e extremamente curiosa. Se esconda de seu amigão e chame-o com palavras específicas para que comece a decorar e entender o que elas significam. Deixe que ele te encontre e aumente o nível da brincadeira escondendo os brinquedos favoritos dele em lugares estratégicos, como no alto ou num lugar bem baixo para que ele trabalhe toda a sua musculatura.
Socializar
Essa é uma das brincadeiras que os cães gostam mais. Leve-o para dar um passeio pela vizinhança e inclusive no veterinário para que ele se sinta confortável na frente de outras pessoas e de outros animais, que seja um animal agradável e carinhoso. Apesar de ser uma brincadeira mais leve, ele vai adorar sair um pouco de casa e conhecer lugares e pessoas novas.
Considerações Finais
Ter um cão de grande porte exige espaço porque eles necessitam estar livres para correr, pular, latir e não ser incomodados. Ao brincar, não só o dia dele como o seu também fica melhor, especialmente depois daquele dia estressante. Procure não gritar ou brigar com seu cão, pois isso pode desenvolver comportamentos agressivos. Busque o divertimento e se jogue de verdade nas brincadeiras.
Fonte: Loucos Por Cães