Você leva seu cão para passear ou é ele quem o leva? É muito comum ver cães que puxam a guia e, literalmente, levam seus donos para passear. Infelizmente, em alguns casos, isso torna o passeio desagradável e cansativo para ambos. Ensinar o seu cão a passear sem puxar a guia é muito simples. Cães mais novos aprendem muito rápido, mas isso não quer dizer que você não possa ensinar os mais velhos e idosos. |
A diferença é que os mais novos aprendem mais rápido e os mais velhos levam um pouco mais de tempo.
O treinamento começa em casa
As ruas e os parques são realmente uma tentação para os cães. Por isso, ensinar seu cão a não puxar a guia à frente de tantas distrações pode ser bem difícil.
Se pretende ensinar seu cão a não puxar a guia, comece a ensinar em casa. Trabalhar com o cão em lugares sem distrações no início do treinamento vai ajudá-lo a se concentrar no exercício, o que é essencial para um bom aprendizado. Após seu cão ter entendido que não deve puxar a guia dentro de sua casa, passe a treinar em seu quintal. Em seguida, treine em ruas calmas e assim por diante.
Escolha acessórios adequados para seu cão
Tudo que seu cão vai precisar para aprender a passear sem puxar é de uma guia e uma coleira simples, leves e resistentes.
Se você possui um cão de porte grande ou gigante e tem dificuldade de controlá-lo, a opção mais eficiente e humana são os headcollars. Headcollars são coleiras que envolvem a cabeça e o focinho do cão, o que torna mais fácil sua condução sem machucar e sem enforcar o cão.
Não indico a utilização de enforcadores. Apesar dos enforcadores serem o tipo de acessório mais indicado por adestradores, o uso indevido deste produto pode machucar seriamente o cão. Se realmente pretende usar um enforcador para ensinar seu cão a parar de puxar a guia, procure orientação de um profissional e prefira os enforcadores de corda, couro ou nylon, pois esses são mais confortáveis e seguros para seu cão, além de mais eficientes no treinamento.
As guias devem ser apenas leves, resistentes e com um mosquetão que gire com facilidade, evitando assim sua torção. O comprimento da guia deve permitir uma boa movimentação para o cão, sem que fique tensionada (esticada). O comprimento mais utilizado é de 1,5 m.
Exercício prático:
Alguns cães entendem o exercício nos primeiros minutos e outros podem levar alguns dias. O maior segredo para o sucesso é a paciência e a periodicidade.
Existem duas maneiras bem eficazes para ensinar o cão a não puxar a guia com o Método Clicker.
Antes de iniciar o treinamento você vai precisar de um Clicker. O Clicker em si é uma peça de plástico com uma lingueta de metal por dentro que quando pressionada produz um som agudo (Click). Você não precisa exatamente de um Clicker para treinar seu cão com o Método Clicker. Existem também outras opções que você pode usar como Clicker. Um apito e até mesmo um estalo com os dedos podem ser usados como Clicker. O click é apenas um sinal para o cão de que ele está fazendo a coisa certa e que será recompensado por isso.
Interrompa o passeio temporariamente se o cão puxar a guia
Conecte a guia e segure a alça em sua mão com firmeza junto ao seu corpo, como se ela estivesse presa em você.
Comece a andar em linha reta com seu cão incentivando-o a andar. Se ele lhe seguir sem puxar a guia, continue andando, clique e recompense-o com carinho ou petiscos, ocasionalmente, durante o passeio. Se seu cão começar a puxar a guia, pare, permaneça imóvel, não olhe e nem fale com ele. Assim que afrouxar a guia, reinicie o passeio.
Repita algumas vezes até ele entender que se ele puxar a guia o passeio é interrompido.
Mude de direção se o cão puxar a guia
Conecte a guia e segure a alça em sua mão com firmeza junto ao seu corpo, como se ela estivesse presa em você.
Comece a andar em linha reta com seu cão incentivando-o a andar. Se ele lhe seguir sem puxar a guia, continue andando, clique e recompense-o com carinho ou petiscos ocasionalmente durante o passeio. Fique bem atento e se perceber que ele vai começar a puxar a guia, mude de direção girando seu corpo fazendo uma volta de 180 graus no sentido oposto ao que ele está puxando antes que a guia se estique totalmente. Essa mudança repentina irá impedir o cão de conseguir alcançar o seu destino te arrastando pela guia. O cão vai perceber que o passeio sempre muda de direção quando ele puxa a guia.
Repita o exercício algumas vezes até que ele entenda que se puxar a guia o passeio muda de direção.
Como podem ver, o mais importante é que o cão conheça o limite da guia e respeite-o sem puxar. Passear sem puxar deve ser algo natural para o cão. Deixe seu cão fazer as coisas que ele gosta de fazer quando passeia, como: farejar odores no chão, nas árvores, no ar, etc.
O importante é você não deixar a guia tensa (esticada) e nem ficar dando broncas e trancos na guia. A GUIA DEVE PERMANECER SEMPRE FROUXA. O cão pode andar do seu lado direito, esquerdo, um pouco atrás ou a frente. O que ele não pode fazer é puxar a guia. Andar JUNTO é um outro exercício onde o cão deve seguir o dono sempre do seu lado esquerdo e bem próximo a sua perna. É um exercício utilizado em campeonatos de obediência.
Fonte: Web Animal