Muitos se perguntam quais são as raças de cães mais inteligentes existentes hoje em dia. É possível descobrir levando em consideração os rankings de competições. O pesquisador Stanley Coren elaborou uma lista em seu livro chamado “A inteligência dos Cães”.
A lista foi feita de acordo com um questionário feito a juízes de competições caninas. Foram dispostas 133 raças.
A inteligência aqui não significa o nível intuitivo dos animais, mas sim de obediência e trabalho. É um cão muito afetuoso, ótimo para ser um companheiro para o lar. Contudo, ele deve estar sempre integrado da família para manter um bom comportamento.
15. Pastor Belga Groenland, Schipperke
Normalmente desconfia de estranhos e só interage quando o dono intervém.
14. Pastor Belga Tervueren
13. Springer Spaniel Inglês
Sua inteligência permite que aprenda rápido o que é ensinado. Além de tudo, certamente o Springer entraria na lista dos cães mais bonitos (ver link no fim do post) também.
12. Schnauzer Miniatura
Sua inteligência às vezes se torna um perigo, já que a facilidade com que ele aprende coisas úteis é igual à facilidade com que aprende coisas inúteis.
Para ter um bom convívio com as crianças e outros cães, é necessário que o eduquem desde cedo.
11. Welsh Corgi Pembroke
Pode fazer tarefas como o pastoreio, além de ser uma ótima opção para viver em uma cidade, já que ele adaptou-se para essa vida com o tempo.
Mesmo assim ainda seria duvidoso escolhê-lo para viver em um apartamento.
10. Australian Cattle Dog
É muito ativo, e precisa responder a uma quantia básica de exercícios diariamente. O dono deve procurar estimular sua inteligencia e seu porte físico diariamente para que ele não se torne estressado.
Não confia em estranhos, embora fique no seu canto quieto na presença deles.
09. Rottweiler
É um grande amigo e adora as crianças, desde que tenha sido criado desde pequeno na presença destas. Uma raça que chama a atenção devido a sua observação apurada, procurando sempre perceber se tudo está em ordem.
08. Papillon
Depois que ele aceita e confia nos desconhecidos pode até ganhar carinho sem que fique agressivo.
Sua inteligência lhe rendeu a oitava posição no livro de Stanley Coren e o posto de segundo cão de pequeno porte mais inteligente, atrás apenas do Poodle.
07. Labrador Retriever
Ele adora ajudar e fazer algum trabalho, isso faz com que precise de muitos exercícios. Quando se sente entendiado, tem um grande poder de destruir o ambiente.
É adorável com todos, e seu nível de agressividade é inexistente. É ótimo para uma família, pois adora conviver com crianças e outros cachorros.
06. Pastor de Shetland
É concentrado e aprende muito rápido. Sua esperteza é tamanha que muitas pessoas já chegaram a afirmar que o Pastor de Shetland possui uma inteligência humana.
Mas se não se exercitar com regularidade - física e psicologicamente – a sua super inteligência pode se tornar um problema. Ele ficaria entendiado, e isso acarretaria um comportamento destrutivo.
05. Dobermann
Se treinado desde criança, também se torna um ótimo companheiro para conviver em família. O doberman precisa de um dono que saiba se impor desde cedo para que haja uma convivência harmoniosa.
Esse dono deve levá-lo para se exercitar frequentemente. Sua agilidade e força fez com que conquistasse muitas competições de agility.
04. Golden Retriever
Não é raro encontrarmos um Golden guiando um cego pela rua. Além de ser um ótimo guia e um excelente companheiro, ele se destaca em competições.
Entre as 133 raças analisadas por Coren, o Golden ocupou a quarta posição.
03. Pastor Alemão
É uma ótima raça para uma família, inclusive com crianças, pois ele as adora. É uma raça que procura sempre ter uma tarefa, e é isso que o deixa feliz.
Devido a essa inteligência e a vontade de ajudar, o Pastor Alemão passou a ser uma das raças mais usadas pela polícia, e uma das mais populares no mundo.
02. Poodle
É ágil no aprendizado, o que deixa o adestramento muito mais fácil. Então, se você deseja ummuito esperto, esqueça a ideia de que esse é um cão para se amar ou para se odiar.
Devido a sua capacidade de aprendizado, o Poodle não é só uma ótima opção para ser um companheiro, mas é uma raça que também se dá muito bem na caça e até sendo um guarda!
01. Border Collie
Ela precisa sempre de um propósito para viver, algum tipo de trabalho que ocupe sua mente. Sem isso, o Border Collie se torna um animal muito infeliz. É uma raça que sempre se destaca em competições.
Esse cão precisa de muitos exercícios, e não seria um animal ideal para quem trabalha muito e não tem tempo para sair com ele para passear, ou estimulá-lo a se exercitar.