Seu Pet Não Precisa Ter Filhotes Para Ser Feliz

 

Infelizmente, é bastante comum escutarmos pessoas comentarem que tomaram a decisão de deixar seus animais de estimação terem filhotes para que eles sejam mais felizes, ou para que eles se tornem mais calmos. Isso nada mais é do que um grande, e equivocado, mito.

Não existe mágica. O fato de ter uma cria não resulta em um animal mais feliz, ou mais calmo. Animais felizes e calmos são animais bem cuidados, bem alimentados, que vivem em ambientes bem ventilados sem excesso de calor ou frio e que têm seus problemas de saúde tratados. Animais felizes também são aqueles que têm a oportunidade de interagir com pessoas e outros animais e exercitarem-se regularmente.

 

Cães

Para cães, passear frequentemente é um fator extremamente importante para o bem-estar deles e provavelmente o presente, ou mimo, que eles mais gostam de ganhar. Cães são animais extremamente sociais. Por isso, a interação e brincadeiras com pessoas e outros cães também contribuem para o equilíbrio mental deles. Acorrentar animais é um ato extremo de crueldade, tornando-os frustrados, infelizes e potencialmente agressivos. Mantê-los permanentemente isolados ou presos em canis ou áreas pequenas também não satisfaz as necessidades de exercício e interação social deles.

Um cão mais feliz, bem exercitado e que tem oportunidades constantes de interagir com outros animais e outras pessoas também é, definitivamente, um cão mais calmo. Para cães agitados ou desobedientes, a solução quase sempre passa por exercício, interação e adestramento. Se você decidir adestrar, procure sempre um profissional que trabalhe com técnicas de reforço positivo, ao invés de castigos ou agressões físicas. Métodos agressivos de adestramento são cruéis e podem torná-los ainda mais agitados ou agressivos.

 

Gatos

Gatos também gostam de interação com outros gatos e pessoas, além de brinquedos ou a possibilidade de passear em áreas externas da casa. Se seu gato está agitado ou agressivo, pode ser que ele esteja carente de exercício ou brincadeiras. Gatos adoram brinquedos de arranhar e brincar de perseguir luzes ou objetos, por exemplo. Brincar com seu gato por 10 a 20 minutos por dia pode fazer uma diferença enorme para o bem-estar dele.

 

Castrar, e não deixar procriar, é um ato de amor

Além disso, ao deixar seu animal ter filhotes, além de não fazê-lo mais feliz, você poderá estar contribuindo para a triste realidade de milhões de animais que são abandonados nas ruas de todo o Brasil. Castrar seu animal é a única forma de garantir que ele não irá fugir e procriar, ou que os filhotes dele não serão doados a pessoas que podem abandoná-los ou reproduzi-los de forma irresponsável.

A grande maioria dos cerca de 30 milhões de cães e gatos que vivem nas ruas do Brasil já teve um lar. Nas ruas, eles ficam expostos a doenças, desnutrição, maus-tratos, acidentes e brigas. Ou seja: sofrem diariamente. Ademais, essa situação permite que os animais se reproduzam indiscriminadamente e aumenta ainda mais o número de animais nas ruas.

Resumindo: castrar é um ato de responsabilidade e amor, tanto para seu animal, quanto para os milhões de animais que são vítimas de abandono e abuso no Brasil. Por isso, não deixe de compartilhar esse artigo com seus contatos por email e o postando nas redes sociais.

Fonte: forumanimal.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *