Quando falamos em cão guia já pensamos naqueles lindos cachorros guiando pessoas com deficiência visual, não é mesmo?
Porém, poucos sabem, mas existem também os cães ajudantes das pessoas com mobilidades reduzidas, assim como eu que sou cadeirante desde que nasci, devido à uma doença congenita nos ossos.
Os cães das raças Labrador Retriever e Golden Retriever são escolhidos pela sua calma e capacidade de aprender comandos muito rápidos.
Pesquisando na internet encontrei a história de Byron, um labrador inglês, que ajuda uma cadeirante a ter o máximo de mobilidade possível no seu dia a dia.
Byron foi treinado pela organização especializada em treinamento para essa finalidade, chamada Canine Partners.
Sua dona, Kate, possui uma doença degenerativa eByron a auxilia a todo tempo.
Kate acrescenta: “Byron sabe mais do que 100 comandos diferentes e pode fazer praticamente qualquer coisa que eu pedir. No supermercado, eu paro minha cadeira perto do item que eu quero, e ele segue a minha linha dos olhos que leva ao item na prateleira e na maioria das vezes nas prateleiras baixas é possível alcançar”.
“É como uma ajuda nas pequenas coisas como curvar e agarrar as coisas que são realmente difíceis para mim. Byron descarrega minhas compras na esteira até a minha carteira entrega à assistentes de caixa. Ele pode fazer coisas incríveis. Eu pego o meu cartão do banco e ele até o coloca no caixa eletrônico, pega o dinheiro quando ele sai e passa para mim – tudo o que tenho a fazer é colocar o meu número de senha”.
”Ele pode alcançar e pressionar os botões de passagem de pedestres com seu nariz e pega qualquer coisa que cair no chão”.
Enfim são muitas coisas que Byron ajuda Kate em seu dia a dia, na casa, na sua organização e afazeres da vida, incluindo chamar socorro se necessário.
Fonte: amordemeg.blogspot.com.br