Raças de Cães Indicadas Para Crianças

A idade ideal para uma criança ter um cão é após os 10 anos de idade, antes disso ela não tem noção de limites e não compreende as consequências das suas atitudes, além de ser muito frágil para suportar brincadeiras mais brutas de alguns cães.

Ter um cão estimula na criança um sentimento de solidariedade e respeito pelo mais fraco. Estimula a convivência sem cobranças, importante para crianças tímidas, com dificuldade de socialização. O animal de estimação também pode ajudar na recuperação de crianças e idosos com alguma dificuldade motora.

Existem diversas pesquisas que apontam que as crianças que crescem com animais de estimação têm menos problemas de saúde em relação às que não convivem, como por exemplo, redução de problemas respiratórios e alergias, além dos benefícios psicológicos.

Um cão saudável, com acompanhamento veterinário constante, não oferece risco algum a saúde da criança.

Antes de adquirir um cão pense muito, você gosta de cães, terá tempo para cuidar ? Cães são extremamente  dependentes, exigem cuidados permanentes com rações específicas, vacinas, consultas, banhos e tosas para algumas raças. Eles vivem em média 15 anos e na velhice os cuidados aumentam ainda mais.  Portanto, só gostar de cães não é o suficiente, é preciso amar a companhia de um cão em todos os momentos da sua vida, somente assim, todas as dificuldades que surgirem serão superadas.

Adquirir um cão pensando somente na criança é um erro, algumas crianças perdem o interesse em pouco tempo, outras podem fazer do cão um amigo inseparável mas para você ele será uma companhia durante 15 anos, pense muito nisso e após adquirir, nunca abandone, doe, com certeza existem muitas pessoas que adoram cães.

Existem muitas raças de cães, cada uma com a sua particularidade de temperamento. Algumas raças não gostam de conviver com crianças, principalmente as de pequeno porte, porque são mais intolerantes, reagem com mordidas e os filhotes são muito frágeis, só devem ser dados a crianças maiores que possuem mais cuidado. As raças de grande porte são mais resistentes às brincadeiras brutas mas os filhotes são muito descuidados e podem machucar uma criança mais frágil, mas após os dois anos de idade os cães de grande porte se tornam companheiros ideais.

As raças mais adequadas devem ser extremamente pacientes, capazes de sofrer sem reagir.

RAÇAS

BEAGLE

Raça do famoso Snoopy das tirinhas de quadrinhos dos Peanuts, de porte médio, dócil, amigável e companheiro. Convive super bem em família.

Raça inglesa muito utilizada para caça. Cão alegre, afetuoso, dotado de muita energia e determinação. Inteligente e de temperamento estável. Um companheiro para toda a família. Precisa de espaço para gastar a energia.

COCKER SPANIEL INGLÊS

Inteligente, fiel ao dono, carinhoso, delicado e muito ativo. Fácil de treinar, companheiro e bem disposto, se adapta muito bem a todos da família e gosta de ficar dentro de casa.

 

TERRIER BRASILEIRO

Ativo, brincalhão, esperto e valente para o seu tamanho. Ele é quem costuma adotar sua família e passa a ser um ótimo companheiro e guardião a partir daí. Vive bem em pequenos espaços, é muito paciente, portanto uma ótima companhia para crianças e idosos.

 

YORKSHIRE TERRIER

Dócil, ativo e brincalhão, ideal para dentro de casa. Super inteligente, bastante recomendado para crianças e idosos. Gosta de colo e da companhia dos donos. Os filhotes são muito frágeis, indicados somente para crianças maiores, mais cuidadosas.

GOLDEN RETRIEVER

Um cão encantador, muito alegre, dócil, sensível, meigo, calmo, equilibrado e companheiro, ideal para crianças maiores. Necessita de espaço e exercícios. Muito utilizado como guia de cegos e cão de companhia. Os filhotes são um pouco trapalhões nas brincadeiras, portanto, até dois anos de idade são mais hiperativos e o contato com crianças deve ser sempre com supervisão do adulto. Uma raça que exige uma certa manutenção, ração de boa qualidade, escovação mais frequente e banhos quinzenais.

LABRADOR RETRIEVER

É o mais popular entre as raças indicadas para crianças, apesar de seu porte grande, é um cão dócil, paciente, tolerante e muito confiável, relativamente fácil de treinar, companheiro para todas as horas. Só é preciso muito espaço e disposição para acompanhá-lo em suas brincadeiras e exercícios diários. Não gostam de ficar só.

BOXER

Raça de grande fidelidade para com os donos e a família. Vigilante e desconfiado com estranhos, pode ser utilizado para guarda, é muito protetor. Adapta-se a vida em ambientes pequenos mas exige exercício. Deve ser educado desde cedo.

COLLIE

Raça muito dócil, equilibrada, suave, sensível e muito companheira. Um cão super protetor e guardião da família. Adapta-se a ambientes pequenos mas adora espaço, precisa de exercício. A sua pelagem exige manutenção permanente com escovações frequentes, banhos e tosas higiênicas.

PUG

Por ser pequeno, não latir e não necessitar de muitos exercícios físicos, o Pug é uma raça ideal para apartamentos.  Podem ser treinados e socializados a conviver com crianças. Os filhotes são frágeis portanto indicados para crianças maiores.

Vale notar que o Pug tem um temperamento feliz e carinhoso, mas por ser teimoso, pode ser um pouco mais difícil de treinar.  Similarmente, ele apresenta alguns problemas de respiração e saúde.

 

SHIH TZU

Super companheiro de crianças e idosos, é dócil, carinhoso, ingênuo e bem disposto. Ideal para pequenos espaços e para dentro de casa.

O que faz o Shih Tzu um cachorro ideal para crianças é o fato dele ser amigável, carinhoso e altamente adaptável.  Ele não somente se dá bem com crianças e novas pessoas, mas tende a conviver harmoniosamente com outros animais.

Donos que optam pelo Shih Tzu precisam educar as suas crianças sobre a fragilidade da raça. Cães dessa raça são machucados por crianças que gostam de brincar de forma bruta.

 

VIRA LATA OU SRD (SEM RAÇA DEFINIDA)

O cão sem raça definida pode conviver com crianças. A escolha deve ser muito bem feita, baseada no temperamento.

Um teste muito simples é deitar o filhote de barriga para cima, o dominante não fica nesta posição, não deve ser escolhido para criança, porque tem um temperamento forte, pode ser de difícil treinamento. O medroso demais não tem reação é totalmente submisso, fica muito assustado,  este também não é indicado para criança porque é traiçoeiro, morde quando ameaçado. Os filhotes indicados para criança são aqueles que no primeiro momento tentam reagir, mas logo em seguida aceitam a posição, ou seja, podem ser ensinados e confiam na pessoa que o está segurando.

Os vira latas são mais resistentes a doenças e podem ser ótimos companheiros.

Fonte: caoecianatal.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *