Você finalmente recebeu aquilo que já vinhas desejando há um longo tempo – um novo, belo e adorável filhote de cachorro! Mas a questão é: “Como posso cuidar de meu filhote?”. Lembre-se, esta página é para pessoas que acabaram de adotar, comprar ou encontrar um filhote de oito semanas de idade ou mais. Filhotes normalmente desmamaram após 8 semanas, sendo que é pouco saudável separá-los da mãe antes dessa idade. Ao conseguir um filhote, você deve dar o máximo de atenção possível a ele. Não lhe inflija dor caso ele tenha algum problema de treinamento – leve-o a um adestrador. Quando o filhote sair, brinque muito com ele. Eis como você pode tomar conta de seu filhote.
Método 1 de 5: Trazendo o Filhote para Casa
-
Certifique-se de que o filhote escolhido é o que você quer. O pelo dele combina com o clima de sua casa? Ele é pequeno o bastante para viver em seu apartamento ou casa? Os níveis de energia dele combinam com a quantidade de exercícios que ele fará? Todas essas perguntas são importantes e devem ser respondidas para garantir o bem-estar de seu filhote e a felicidade geral de seu lar.
-
Ajeite sua casa para o filhote. Filhotes amam explorar com a boca; portanto, para manter seu filhote e sua casa em segurança, você precisará tomar algumas precauções. Remova itens quebráveis da área onde o filhote ficará. Mantenha todos os cabos elétricos elevados ou cobertos e feche todas as janelas baixas. Você deve guardar produtos químicos/de limpeza que são tóxicos para os filhotes. Compre uma lata de lixo que seja muito alta para impedir que seu filhote entre nela e pesada o bastante para não ser derrubada. Pense sobre comprar um portão dobrável para confinar seu filhote em determinado cômodo ou área.
-
Compre os equipamentos necessários. Cozinhas e banheiros são lugares ideais para a cama, pois geralmente são quentes e possuem pisos laváveis. Aqui está uma lista de coisas que você precisará para começar:
- Duas tigelas de metal. Elas são melhores que as de vidro por permanecerem limpas e não lascarem. Uma para ração e outra para água. Se você possuir outros animais em casa, certifique-se de dar ao filhote sua própria tigela para evitar conflitos com os outros bichos da residência.
- Uma cama para o filhote. Algumas opções são: caixa com um travesseiro; um ninho confortável; ou uma cesta de vime com muitas toalhas. Independentemente de sua escolha, certifique-se de que ela seja macia, confortável e seca. Mantenha em mãos um cobertor para o caso da temperatura esfriar. Certifique-se de que seu filhote tenha a própria cama para evitar conflitos com outros animais.
- Brinquedos. Seu filhote será uma bola de energia inesgotável; portanto, certifique-se de comprar muitos brinquedos. Você precisará ter brinquedos mastigáveis e macios. Certifique-se de que os brinquedos sejam indestrutíveis, caso contrário seu filhote pode se engasgar e morrer. Lembre-se também de que você não deve dar brinquedos de couro cru como brinquedo. Tais objetos são petiscos.
- Petiscos. Certifique-se de variar: Crocantes e macios. Os macios serão bons para treinamentos, sendo que os crocantes ajudarão a limpar os dentes.
- Comida para o filhote: Faça alguma pesquisa sobre alimentos. Rações, comidas enlatadas, alimentos caseiros e dietas cruas são boas opções para um filhote. Certifique-se de comprar comida sem corantes, flavorizantes artificiais ou conservantes – esses aditivos podem causar alergia nos cães.
- Equipamentos básicos de higiene. Consiga uma escova, um pente, luvas de borracha, cortadores de unha, shampoo de cachorro, condicionador de cachorro, pasta de dente de cachorro, escova-de-dente e toalhas.
- Uma coleira e uma placa de identificação. Consiga uma coleira de nylon e uma placa de metal. Tais itens machucam o pescoço e podem lesionar a garganta do bichinho. Lembre-se de ajustar o tamanho da coleira enquanto o filhote cresce.
-
Dê conforto ao filhote em sua casa. Pode ser assustador ser apresentado a um novo lar pela primeira vez; portanto, certifique-se de dar muito amor e atenção ao filhote em seus primeiros dias na residência. Permita que o filhote durma em seu quarto durante a noite para que ele não se sinta isolado ou sozinho.
- Leve um cobertor ou cama de cachorro para o criador ou canil de onde você retirará o filhote. Faça isso alguns dias antes de recolher o filhote para que o novo companheiro possa dormir no cobertor e começar a se acostumar com sua casa antes mesmo de chegar lá.
- Mostre ao filhote a sua casa assim que o trouxer para lá. Permita que ele caminhe em todos os cômodos e no quintal.
-
Dê carinho no filhote regularmente. É importante acariciar o corpo, as pernas e a cabeça do filhote várias vezes por dia. Isso fará com que o bichinho se sinta amado, além de criar um laço forte entre você e o filhote. [1].
-
Mexa no filhote com cuidado. Filhotes, assim como bebês humanos, são frágeis. Erga gentilmente seu filhote se precisar levantá-lo, mantendo uma mão sob seu peito o tempo todo.
-
Proteja seu filhote. Filhotes são naturalmente curiosos, e, mesmo com os cuidados mais atenciosos, eles ainda conseguem sair do quintal e se perderem. Certifique-se de que o filhote use uma coleira confortável quando tiver 5 semanas, ajustando-a sempre para que ela se acomode ao crescimento do animal. Uma plaquinha, listando o nome do animal e o endereço e/ou telefone do dono, também é importante. Muitos lugares requerem que o animal seja cadastrado, mas é uma boa ideia fazer isso mesmo que tal atitude não seja requerida. Você pode adicionar um pequeno microchip no filhote localizá-lo mais facilmente caso ele se perca.
- Forneça uma área segura para que seu filhote brinque. Um quintal seguramente cercado é ideal. Experimente brincar com vários brinquedos para saber qual o preferido dele/dela.
Método 2 de 5: Alimentando
-
Escolha a comida de seu cachorro. Ainda que seja tentador optar pelas rações baratas, elas geralmente não são as melhores escolhas para o animal. Procure por alimentos que incorporem proteínas de alta qualidades advindas de peixes, frangos, carneiros e/ou ovos. Busque alimentar seu cão com ácidos graxos para manter seu pelo brilhante e saudável. Geralmente, você desejará que 1/5 dos alimentos de seus cães seja composta de ácidos graxos Ômega-6 e Ômega-3. Tais elementos podem vir na ração ou em suplementos – como óleo de salmão – especialmente designados para o animal. [2]
-
Alimente seu filhote apropriadamente. Alimente seu filhote com pequenas porções das melhores rações específicas diversas vezes por dia. A ração seca é a melhor por limpar o dente do animal e evitar doenças na gengiva. A quantidade de ração fornecida em cada momento varia de acordo com a raça do animal; busque saber qual a porção indicada para sua raça em específico. Alimente seu filhote apenas com a quantidade mínima recomendada para sua raça, idade e tamanho. Aumente essa quantia quando o filhote parecer muito magro ou de acordo com as indicações de seu veterinário. O número de alimentações diárias depende da idade do filhote:
- 6-8 semanas: 4 vezes por dia
- 12-20 semanas: 3 vezes por dia
- + de 20 semanas: 2 vezes por dia
-
Evite a alimentação ao estilo buffet. Ainda que possa parecer mais fácil atirar um punhado de comida para que seu filhote coma quando estiver com fome, esse não é o jeito mais saudável de alimentar seu animal. Cães, especialmente filhotes, comerão muita comida se grandes porções estiverem disponíveis; eles não irão parar quando se encherem. [3]
- Certifique-se de que seu filhote sempre tenha água fresca disponível. Diferente da comida, você deve deixar a tigela de água de seu animal sempre cheia. Esteja atento ao fato de que ele fará xixi logo após beber uma quantia grande de água. Leve-o para fora de casa para evitar acidentes dentro dela.
-
Observe seu filhote comer. Observar o filhote comer é uma boa maneira de avaliar a saúde dele; se ele parecer desinteressado pela comida, algo está errado. Além disso, colocar ração na própria mão e alimentar seu filhote e/ou estar extremamente presente durante o processo de alimentação ajudará a reforçar o laço entre cão/dono.
-
Evite alimentos prejudiciais. É tentador alimentar seu filhote com restos do almoço; porém, lembre-se de que a comida humana pode fazer com que o animal se torne obeso. Para complicar as coisas, uvas, passas, chás, álcool, alho, cebolas, abacates, sal, chocolates e outros alimentos do gênero são venenosos para o animal. Se seu cão ingeriu uma dessas coisas, ligue imediatamente para o veterinário.
- Além de constituírem um grave risco à saúde, os restos de comida do almoço podem treiná-lo para implorar. É difícil quebrar o hábito da imploração. Para garantir a boa saúde, apenas alimente seu cão com ração especificamente designada para animais e ignore-os completamente enquanto comer à mesa.
Método 3 de 5: Saúde
-
Crie um ambiente seguro para o filhote. Um ambiente inseguro ou sujo pode prejudicar o bem-estar do animal e lhe custar muito dinheiro com contas do veterinário.
- Areje a cama de seu filhote diariamente, e lave ou troque-a semanalmente. Treine seu filhote quando apropriado, e troque imediatamente a cama dele caso ele cometa um acidente nela.
- Elimine plantas danosas. Existem inúmeras plantas caseiras que são tóxicas para filhotes que gostam de mastigar. Mantenha lírios do vale, oleandro, azaleia, teixo, dedaleira, rododendro, ruibarbo e trevos longe de seu filhote.
-
Certifique-se de que o filhote faça muitos exercícios. Diferentes raças requerem diferentes quantidades de exercícios (isso é um fator a ser considerado na escolha do animal). Visto que os corpos dos filhotes ainda estão se desenvolvendo, tente evitar qualquer tipo de brincadeira dura ou exercícios extenuantes, como corridas quilométricas. Leve seu filhote para o quintal ou jardim após refeições, e comece a dar caminhadas curtas com ele uma semana após sua segunda rodada de vacinas.
- Dê ao filhote uma hora de caminhada por dia, dividida em 2 ou 4 caminhadas. Permita que ele interaja com outros animais (amigáveis) que conhecer (assumindo que seu filhote tenha se encontrado antes com outros) e que ele deixe marcas de odor. Isso é importante para a confiança do animal, especialmente se ele for um menino.
- Socialize seu filhote. Quando vacinados, filhotes se sentirão encorajados a brincar com animais amigáveis, cães crescidos e outros bichos. Certifique-se de que o outro animal tolere o filhote também, e não deixe-os sozinhos por nem um minuto de início.
-
Marque uma visita com o veterinário. Escolha um veterinário. Assim como com médicos, é uma boa ideia buscar recomendações. Obtenha algumas escolhas e visite cada clínica. Encontre um que seja amigável, capacitado e que pareça limpo. Faça perguntas ao veterinário e à equipe dele, esperando sempre boas respostas para testar-lhes as habilidades. Certifique-se de que você se sinta confortável com sua escolha.
- Quando seu filhote tiver de 6 a 9 semanas de idade, você irá querer levá-lo ao veterinário para vaciná-lo. Certifique-se de conversar com o veterinário sobre cinomose, parainfluenza, hepatite canina e parvovírus. Eles podem ter sugestões para outras vacinas importantes também, dependendo dos riscos de seu cão em particular.
- Certifique-se de dar a eles medicamentos contra vermes durante a primeira visita ao veterinário. Essa não apenas é uma boa ideia para a saúde do animal, mas também para a sua saúde: muitos dos parasitas que infectam o filhote podem ser passados para humanos e causar problemas de saúde em sua família.
- Além de sua primeira visita, você desejará ir ao veterinário quando o filhote possuir 12-16 semanas de idade para a aplicação da vacina antirrábica.
- Decida se você quer esterilizar ou castrar seu animal. Isso normalmente é feito quando seu cão tem 20 semanas de idade. A não ser que você deseje que o animal tenha filhotes, é uma boa ideia castrá-lo ou torná-lo estéril; milhares de filhotes indesejados são abandonados anualmente.
- Marque uma visita ao veterinário a cada seis meses. Também marque consultas com o veterinário para aplicar as vacinas. Ensine ao filhote que ir ao veterinário é uma experiência agradável (ou minimamente tolerável) levando petiscos consigo enquanto estiver lá.
-
Cuidado com problemas de saúde. Fique de olho em seu filhote e você poderá detectar qualquer problema rapidamente. Os olhos devem ser brilhantes, sendo que olhos e narinas devem se encontrar livres de supuração. O pelo do filhote deve ser limpo e brilhante; observe qualquer sinal de ressecamento ou diminuição. Fique de olho em inchaços, inflamações ou feridas na pele. Fique atento também a sinais de diarreia próximos da cauda.
Método 4 de 5: Cuidando do Filhote
-
Escove seu filhote diariamente. A escovação mantém o filhote limpo e saudável, permitindo-lhe verificar se há problemas na pele ou no pelo. O tipo de escova e de outros requerimentos de banho e limpeza variam de acordo com a raça; portanto, converse com seu veterinário ou criador para obter mais informações. Escove todo o seu filhote, incluindo a barriga e o interior das pernas. Comece quando seu filhote for jovem para que ele não tenha medo da escova.
-
Apare as unhas do filhote. Comece cortando as unhas do filhote cedo para evitar que ele fique com medo. Peça para que o veterinário lhe mostra a técnica apropriada para o corte de unhas para evitar machucar o animal. Unhas muito longas podem machucar os punhos do animal e danificar pisos, móveis e, possivelmente, pessoas. Planeje aparar as unhas do filhote semanalmente – só não faça isso se o veterinário não o recomendar.
-
Mantenha os dentes e as gengivas do filhote saudáveis. Brinquedos mastigáveis ajudam o filhote a manter os dentes saudáveis. Escovas de dentes e pastas feitos especificamente para cães também são muito úteis para manter os dentes do animal limpos e saudáveis. Certifique-se de acostumar seu cão à escovação ao escovar lentamente os dentes dele, criando uma experiência positiva.
-
Apenas dê banho em seu filhote a cada 3 semanas ou mais. Se eles cheirarem mal, use um perfume para cães e busque saber o que está causando o odor. Lavar mais do que isso pode ressecar a pele do cachorro e privar-lhe de importantes óleos do pelo.
Método 5 de 5: Treinando
-
Treine seu cão. Comece treinando seu cão logo no primeiro dia dele na casa. Quanto mais tempo você esperar, mais terá de lidar com a bagunça dele e mais difícil será treiná-lo. Considere usar almofadas de treino para os primeiros dias. Ainda que elas não devam substituir a saída do cão para fazer suas necessidades, elas são úteis num estágio intermediário – especialmente se você não possuir um quintal.
-
Considere treinar seu cão para que ele use uma caixinha. O treino para a caixinha é útil por muitos motivos. Primeiro, ele controla comportamentos destrutivos, permitindo-lhe dormir e deixar seu cão sozinho sem se preocupar. Segundo, é um método muito eficiente de treiná-lo para que ele faça suas necessidades (Quando usado corretamente).
-
Ensine comandos básicos ao seu cão. Seu filhote conseguirá aprender comandos quando for jovem; portanto, comece a treiná-lo assim que possível. Além disso, você pode usar comandos básicos para o aprendizado de truques mais complicados mais tarde.
- Ensine seu cão a vir.
- Ensine seu cão a sentar.
- Ensine seu cão a se deitar.
-
Faça com que seu cão se acostume a viagens de carro. Viaje de carro regularmente com seu filhote. Se não o fizer, ele pensará que está indo ao veterinário sempre que você quiser viajar de carro com ele. Ele começará a ganir e fará com que você fique frustrado.
-
Entre numa aula de obediência. Isso não apenas o ajudará a treinar melhor seu cão, como também o socializará, ajudando-o a aprender a agir perto de cachorros e pessoas desconhecidos.
Dicas
- Certifique-se de dar muito amor e atenção ao seu filhote, mas não se esqueça de guiar de maneira gentil e firme o comportamento dele.
- Recomenda-se que o filhote coma 3 vezes por dia: manhã, tarde e noite – normalmente, em períodos espaçados de 5-6 horas após cada refeição. Por exemplo: 8 da manhã, 1 da tarde e 6 da noite.
- Seja calmo e confiante com seu filhote durante uma tempestade. Assim, ele aprenderá a não ter medo.
- Lave as tigelas de comida de seu filhote diariamente com água quente e um pouco de detergente. Ou, apenas as jogue na lavadora de louças. Lavar as tigelas previne doenças, crescimento bacteriano, e torna a alimentação mais aprazível.
- Limpe os olhos do filhote diariamente para evitar infecções e manchas de lágrimas (até mesmo raças sem pelos brancos podem ter manchas e inflamações na pele ao redor do olho!!!). Limpe ouvidos a cada duas semanas para evitar cera e odor.
- Certifique-se de que o filhote consiga uma quantidade adequada de descanso (no mínimo, 6 horas).
- Brinque com seu filhote quando houver uma tempestade.
- Tome cuidado com crianças pequenas e certifique-se de que todos conheçam as regras do filhote (Ex.: Segurar, brincar, etc.).
Fonte: pt.wikihow.com