Ao que tudo indica, o ditado “qualquer semelhança não é mera coincidência” se enquadra na relação dono e animal. Estudos recentes realizados no Reino Unido apontam que os proprietários de cachorro tendem a escolher os animais que mais se enquadrem à sua personalidade.
Esses resultados estão em linha com outros estudos que mostram que ocomportamento e até o nome do cão é um reflexo da personalidade do dono. Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo psicólogo da Universidade Bath Spa, Lance Workman, os critérios de avaliação para a seleção de um cão são muito semelhantes ao do momento de escolher um pretendente ou seja, é necessário levar em consideração características pessoais e interesses de ambos.
Donos extrovertidos preferem essas raças extrovertidas
O estudo concluiu que cães de grande afabilididade como Labradores e Golden Retrievers são os mais requisitados para pessoas com personalidade mais extrovertida. Enquanto cães como Pastor Alemão, Greyhound, Bull Terrier e Collies são os preferidos para donos com maior estabilidade emocional.
Os cães de pequeno porte e médio porte como Chihauhuas e Buldogues são os mais escolhidos por pessoas mais criativas. E por fim, cães da raça Doberman costumam as principais companhia de pessoas inteligentes. Ainda de acordo com Workman, a pesquisa levou em consideração que o estilo de vida, o tipo de residência e o treinamento recebido pelo animal são totalmente relevantes na determinação de sua personalidade. O psicólogo ainda concluiu que o estudo também será relevante para conscientizar as pessoas no momento em que decidir ter um novo cachorro.
Fonte: linkanimal.com.br