Tem gente que não abre mão de viajar com seu animal de estimação de maneira alguma. Nas férias, então, o cãozinho viaja mesmo. Sempre é bom tomar certos cuidados para que a viagem transcorra bem para o animal e para seus donos.
O especialista em comportamento Gustavo Campelo destaca pontos bastante importantes nesta situação:
1 Caso ele costume enjoar no carro, ou tenha medo, inicie um treino alguns dias antes. Comece dando uma volta no quarteirão e retorne pra casa. Aos poucos ele vai se acostumando. Depois, vá aumentando a duração do passeio dentro do veículo.
2- Mesmo que ele não enjoe, não dê comida e água algumas horas antes.
3- Lembre-se que você é responsável pelo comportamento do seu cão em qualquer ambiente. Mesmo que o local (pousada, hotel, restaurante etc) aceite a presença dele, é importante se certificar que seu cão não puxará uma briga ou fará necessidades fora do lugar correto. Para evitar comportamentos inadequados, mesmo fora da sua rotina, leve ele pra passear, brinque e faça ele gastar bastante energia. Se ainda assim ele não se comportar devidamente, é recomendado que você o mantenha na guia para evitar qualquer situação constrangedora.
4- Ande sempre com saquinhos de reserva para recolher o cocô.
Tomando esses cuidados a viagem e as férias serão tranquilas para todos.
Fonte: blogjp.jovempan.uol.com.br