Cão Obeso ou Sedentário: Um Quintal Grande Não é Suficiente

“A mais persistente desconexão que encontrei em meus 30 anos de prática veterinária é a percepção de alguns donos de que se eles têm um grande quintal cercado, então seus cães estão ativos”, afirma o veterinário norte-americano Dr. Ken Tudor, em depoimento ao respeitado site PetMD. Ele continua, explicando como donos costumam sequer perceber que seus cães estão obesos e sedentários, tampouco que eles estão letárgicos e não têm interesse em se exercitarem. Tudo isso devido à crença de que um grande quintal é sinônimo de atividade física.

Por que essa crença persiste?

O que explica esse pensamento?

O Dr. Ernie Ward, no livro intitulado “Chow Hounds” (tradução livre), examinou esse conceito vigente. Ele analizou que, quando os cães são colocados em um quintal, a primeira reação deles é correr pelo perímetro da área, para se assegurar que a área não foi invadida por intrusos. Satisfeitos com isso, achando que os cães estão se exercitando, os donos fecham a porta. Mais tarde, quando saem de casa, veem o cachorro correndo para recebê-los e, aí, pensam que o animal passou o dia correndo pelo quintal, sendo que, na verdade, ele ficou parado.

Outros pesquisadores constataram que tanto cães selvagens quanto domésticos tendem a descansar bastante para conservar a energia das refeições escassas, como ocorria com seus ancestrais. Já um estudo, em 1992, confirmou que cães solitários descansam 80% de seu tempo quando estão sós, enquanto cachorros agrupados descansam 60% do tempo. Ou seja, os cães, assim como as pessoas, precisam de um motivo para se exercitarem.

Como vencer o sedentarismo

O motivo para o exercício

“Cachorros são animais que andam em grupo”, continua Ken Tudor, “e, se os membros humanos desse grupo fornecerem companhia e um motivo para se exercitarem, eles irão.” Isso significa que você deve levar seu amigo de quatro patas para correr, nadar, pegar brinquedos, e o que mais fizer ele se movimentar, senão ele não se exercitará de verdade.

Entretanto, para produzir um batimento cardíaco adequado para queimar calorias significativas, não adianta apenas fazer uma caminhada. As pesquisas do Dr Ward indicam que uma caminhada a um ritmo de 6 a 7,5 km por hora, ou corridas de 15 minutos, são necessárias para um bom resultado em termos de efeitos cardiovasculares e queima de calorias. Com base nisso, Tudor afirma que donos que não tenham condições de fazer caminhadas nesse ritmo, talvez devessem substituí-las por brincadeiras, natação e outras atividades mais intensas para o coração do seu pet. Isso deveria ser uma atividade diária, com a duração, de preferência, de uma hora.

E então, descobriu que apenas ter um quintal não é suficiente para exercitar o seu cachorro? Pois é, talvez seja a hora de considerar fazer uma prática esportiva diária não apenas para seu cão, mas também para si mesmo, ou então incluir o seu pet na sua prática. Assim vocês se divertem, têm mais qualidade de vida e ganham mais disposição para enfrentar o dia a dia, que tal?

Fonte: bolsademulher.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *