“A mais persistente desconexão que encontrei em meus 30 anos de prática veterinária é a percepção de alguns donos de que se eles têm um grande quintal cercado, então seus cães estão ativos”, afirma o veterinário norte-americano Dr. Ken Tudor, em depoimento ao respeitado site PetMD. Ele continua, explicando como donos costumam sequer perceber que seus cães estão obesos e sedentários, tampouco que eles estão letárgicos e não têm interesse em se exercitarem. Tudo isso devido à crença de que um grande quintal é sinônimo de atividade física.
Por que essa crença persiste?
O que explica esse pensamento?
Outros pesquisadores constataram que tanto cães selvagens quanto domésticos tendem a descansar bastante para conservar a energia das refeições escassas, como ocorria com seus ancestrais. Já um estudo, em 1992, confirmou que cães solitários descansam 80% de seu tempo quando estão sós, enquanto cachorros agrupados descansam 60% do tempo. Ou seja, os cães, assim como as pessoas, precisam de um motivo para se exercitarem.
Como vencer o sedentarismo
O motivo para o exercício
Entretanto, para produzir um batimento cardíaco adequado para queimar calorias significativas, não adianta apenas fazer uma caminhada. As pesquisas do Dr Ward indicam que uma caminhada a um ritmo de 6 a 7,5 km por hora, ou corridas de 15 minutos, são necessárias para um bom resultado em termos de efeitos cardiovasculares e queima de calorias. Com base nisso, Tudor afirma que donos que não tenham condições de fazer caminhadas nesse ritmo, talvez devessem substituí-las por brincadeiras, natação e outras atividades mais intensas para o coração do seu pet. Isso deveria ser uma atividade diária, com a duração, de preferência, de uma hora.
E então, descobriu que apenas ter um quintal não é suficiente para exercitar o seu cachorro? Pois é, talvez seja a hora de considerar fazer uma prática esportiva diária não apenas para seu cão, mas também para si mesmo, ou então incluir o seu pet na sua prática. Assim vocês se divertem, têm mais qualidade de vida e ganham mais disposição para enfrentar o dia a dia, que tal?
Fonte: bolsademulher.com