As 6 Perguntas Mais Comuns Sobre Cachorros

  1. Por que os cães comem grama?

Em geral as pessoas falam que os cachorros comem grama quando sentem mal e precisam vomitar ou porque está falando algum nutriente em suas dietas. No entanto, pode-se observar que nem todos os cachorros vomitam depois de comer um pouco de grama e mesmo cães com uma alimentação bem equilibrada podem querer experimentá-la.

Além disso, mesmo os cães selvagens comem grama, o que não justificaria a deficiência de nutrientes. Por isso, a melhor resposta a essa pergunta é que os pets simplesmente gostam de grama, da mesma forma que apreciam morder uma meia suja e, assim, não é uma necessidade orgânica. Porém, quando o cão tem o costuma de fazer isso com frequência é bom ter cuidado para que ele não exagere na dose, podendo se machucar com gravetos e mesmo se engasgar.

  1. Os cães sonham?

Seu velho amigo está dormindo, quando de repente começa a choramingar, movendo suas patas ou o rabo… Alguns até latem! Ele poderia estar sonhando? De acordo com especialistas, sim.

Pesquisadores já mediram a atividade cerebral de cães que estavam dormindo e descobriram que, durante o movimento rápido dos olhos (REM), o ciclo do sono em que os seres humanos experimentam os sonhos, os cães começam a se mover.

Assim, quando uma determinada parte do cérebro fica sem atividade, eles podem sonhar. Além disso, acredita-se que os cães sonham com as atividades que aconteceram durante o dia. Também se descobriu que os cachorros pequenos tendem a sonhar mais frequentemente durante uma noite do que os de porte grande. Uma dica ao perceber o seu pet sonhando é não acordá-lo, o que pode torná-lo sonolento no dia seguinte.

  1. Por que os cães perseguem seus rabos?

São vários os motivos que fazem um cachorro perseguir o seu rabo. Um deles é instintivo e se refere ao seu passado como caçador, como se o rabo fosse uma presa que ele enxerga pelo canto do olho e quer pegar.

Outro motivo é um comportamento compulsivo, que faz até mesmo alguns pets se machucarem, ao morderem o seu rabo até sangrar. Esse comportamento pode estar associado à ansiedade e precisa de tratamento comportamental.

Por fim, o cachorro também pode morder o rabo porque está com alguma irritação na pele que provoca coceira forte. Nesse caso, é importante levá-lo ao veterinário para detectar a presença de possíveis parasitas e tratar antes que eles causem problemas mais graves.

No entanto, na maioria das vezes, os cães perseguem seus rabos apenas porque estão entediados e essa é uma forma de se divertirem. Além disso, se os cuidadores se divertem observando-os enquanto giram em torno de si, esse é mais um motivo para não pararem enquanto recebem atenção.

Algumas raças de cães são mais propícias à se divertirem com a caça ao rabo, como é o caso dos pastores alemães e dos terriers.

  1. Por que o nariz dos cães está sempre molhado?

Essa é outra pergunta que possui diferentes respostas. Uma das razões é que pelas narinas é que os cachorros suam, da mesma forma que o fazem pelas patas, ao contrário dos seres humanos que possuem glândulas sudoríparas pelo corpo.

Além disso, a umidade no nariz dos cães ajuda o olfato e, assim, sentem melhor os cheiros. Isso porque quando as narinas estão molhadas o ar leva o cheiro mais facilmente a elas.

Além disso, os cães lambem muito as suas narinas, mais um motivo para permanecerem úmidas. Esse costume é tanto para ajudar a sentir cheiros como para manter o nariz limpo, por isso, podem lamber mais as narinas após as refeições.

  1. Por que os cães enterram ossos?

Isso se explica pela herança genética, já que os ancestrais dos cães, os lobos, enterravam os ossos e restos de caça, em épocas com escassez de alimentos. Hoje em dia, embora muitos deles não tenham mais que se preocupar em caçar para manterem-se alimentados, é um costume que passou de geração a geração e ainda persiste.

  1. Por que os cães uivam?

Aqui também a resposta está associada à herança genética dos cães, uma vez que os lobos usam o uivo para se comunicarem com os demais integrantes da alcateia em grandes distâncias.

No caso dos cães domesticados também serve como uma forma de comunicação, sendo que um exemplo é quando uma fêmea está no cio. O cachorro pode uivar para chamar a atenção dela com o instinto de procriar.

Embora seja comum aos cães uivarem, quando é em excesso pode indicar algum problema, como a chamada síndrome da ansiedade de separação. Nesse caso, o cachorro está se sentindo sozinho, por não ter a companhia de uma pessoa ou outro animal por um grande período de tempo do dia.

Fonte: cachorrode29anos.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *