MUITOS pais sonham que seus filhos se tornem jogadores de futebol – mesmo que a criança não apresente nenhum talento para o esporte ou até mesmo preparo físico. Quem tem cachorro também pode sonhar com a possibilidade do seu bicho se tornar um atleta. Mas será que seu cachorro está pronto para a prática de esportes caninos como o agility?
“PARA se tornar um cão atleta, o animal precisa ter condicionamento físico e treinamento dos sistemas cardiovascular e musculoesquelético”, avisa a fisioterapeuta veterinária do Reabilitadog, Sthefânia Yamazaki Muccilli. O condicionamento deve se iniciar precocemente nesses cães atletas, entretanto, é preciso respeitar a idade adequada para essa preparação. “Exercícios intensos são contra indicados para animais imaturos, ainda em fase de crescimento, pois podem provocar fraturas e traumatismos.”
A FISIOTERAPEUTA veterinária explica que em cães de raças pequenas, o crescimento ocorre antes dos dez meses de idade, e em cães de raças grandes ocorre depois dessa idade. “Até essa fase, o condicionamento do animal se restringe a brincadeiras, corridas e caminhadas”, avisa.
SE VOCÊ pretende preparar um cão atleta, é muito importante realizar um exame ortopédico quando o animal escolhido tiver aproximadamente quatro meses de idade. Nesta fase já é possível se assegurar que o cachorro não apresentará alguma doença ortopédica de desenvolvimento. Agora é só respeitar os limites do seu cão e começar a corrida!
Fonte: caninablog.wordpress.com