Check-up
Tudo o que nós não queremos é que o nosso melhor amigo volte para a casa com problemas de saúde. Então, antes de tudo, procure um veterinário para fazer um check-up geral antes da viagem. Pesquise também sobre o veterinário mais próximo do seu destino para eventual emergência. Lembre-se :
-
Vacinas: Procure a carteira de vacinação, cheque se está tudo atualizado. Lembrando que você vai encontrar um ambiente plausível para doenças como cinomose, raiva e parvovirose. Estar em dia com a vacinação é primordial.
-
Converse com seu veterinário sobre pulgas e carrapatos prevenção medicamentos.
-
Converse com o seu veterinário sobre Dirofilariose. Exames recorrentes devem ser feitos.
-
Lembre que cachorros são animais curiosos. Procure por plantas venenosas nas proximidades. Veja 31 plantas tóxicas para cães
-
Falei essas e outras dicas em outro texto leia: 11 dicas para manter o seu cachorro saudável no verão
Levar os cães a praia é uma dádiva. Se você tiver a sorte de achar uma praia que permita cachorros ou quer passear com ele no calçadão aqui vai algumas dicas para mantê-lo seguro durante o passeio:
- Lembre-se dos sacos para recolher fezes. Ele poderá fazer alguma sujeira e você deve estar preparado para limpar o que ele deixar.
- Coleira com identificação. É muito importante que o seu cão tenha uma para eventual fuga ou perda. Lembrando mais uma vez que cães são animais curiosos, por mais cuidadoso que sejas é sempre bom prevenir.
- Procure não levar o seu cachorro se ele tiver menos de 4 meses:Além de existir um risco de ficarem doentes eles podem se ferir.
- Não presuma que o seu cachorro sabe nadar. Assim como nós, os cães precisam aprender. Se o seu cachorro nunca entrou na água não é o melhor momento para começar. Se ele já aprendeu lembre-se que no mar existem correntes de água. Tome cuidado para ele não ser levado para longe.
- Se você estiver seguro sobre ele entrar no mar não se esqueça de colocar umcolete salva vidas e não deixe entrar em profundidade.
- Tome cuidado com a água salgada. Cachorros costumam bebê-lá e isso não deve ser permitido. Pode ocorrer vômitos e no pior dos casos intoxicação por sal, algo potencialmente fatal. Certifique-se de hidratá-lo bem
- Nunca vá a praia sem protetor solar. Procure no pet Shop próximo um protetor solar especial para os cães. Passe em abundância principalmente nas orelhas e nariz.
- Vá com calma. Correr na praia é muito cansativo tanto para nós quanto para eles. Comesse devagar e vá aumentando o ritmo com o tempo. Leia mais sobre como correr com o seu cachorro nesses 2 textos: Como fazer exercícios físicos com o seu cachorro e 7 cuidados ao correr com o seu cachorro
- Sombra e água fresca. É primordial que o seu cachorro tenha um espaço para descansar com esses dois itens com fartura.
- Tome cuidado com a areia quente. Se te queima, o mesmo acontece com ele!
- Tome cuidado com a insolação: Sinais de superaquecimento como ânsia e salivação excessiva, problemas de coordenação, vômito e / ou diarreia e colapso não devem passar desapercebidos.
- Ensine o comando vem. É muito importante que o seu cachorro saiba o momento de ficar perto de você quando necessário.
- No final do dia, verifique o seu cão exaustivamente por cortes e arranhões, lave-o bem para remover o sal e areia e seque. Saiba Como fazer um exame de rotina no seu cão
- Tome um cuidado especial com os olhos do seu cachorro. Limpe-o bem após a praia para evitar lesões. Em especial aos cães com olhos mais protuberantes.Fonte: cao-feliz.com