Os cães são animais naturalmente condicionados às atividades físicas. Seja por passeios, brincadeiras, agility ou exercícios físicos, estes animais podem, dependendo de sua raça, obediência, resistência e nível energético se tornarem ótimos corredores e boas companhias para donos que apreciam se exercitar.
De acordo com a veterinária e maratonista, Susan Dicks, embora hajam raças mais características de corrida, não é possível determinar uma raça perfeita. Isso porque a personalidade, o temperamento e o nível energético devem estar muito bem alinhados ao tipo de treinamento recebido, pois esses fatores influenciam muito o desempenho dos animais corredores.
Normalmente os cães com maiores indicações para corridas são aqueles de personalidade mais alerta, bom condicionamento físico e alto nível energético. Cuidados especiais devem ser tomados com os cães braquicefálicos (com o focinho mais curto), como os Buldogues, Pugs eBoxers, pois embora eles possam se tornar ótimos atletas, as raças com focinho mais curto estão mais propensas a superaquecimento (dificuldade de resfriar o corpo) do que os outros animais.
Confira abaixo a lista de cães com o potencial de se tornar excelentes corredores. Antes de correr com o seu cachorro, consulte o seu veterinário para garantir que o seu cachorro pode correr, receber dicas sobre o melhor treino para o seu cachorro e entender quais são os horários e temperaturas ideais para a sua corrida.
Quando for correr com o seu cachorro, é importante levar uma guia que garanta uma distância confortável entre você e o seu melhor amigo. Muita distância pode fazer vocês se enroscarem na guia e muito curto pode ser prejudicial à corrida. Por isso, uma guia de aproximadamente 1 metro, como essa, pode ser uma boa opção. Além da guia, é importante levar água para manter o seu cachorro hidratado. Considere levar uma garrafa de água portátil (veja aqui) para o seu cachorro na sua próxima corrida.
1. Greyhound
Esta é uma raça de cachorro muito famosa por participar de corridas, devida à sua agilidade. No entanto, muito diferente do que se pensa, a raça é muito mais ágil e interessada em corridas curtas e objetivas (cerca de 2 a 3 minutos) do que enfrentar longos quilômetros. Isso pode estar intimamente ligado à sua herança de perseguir pequenos animais.
2. Whippet
Assim como os Greyhounds, o Whippet também é conhecido por seu alto nível de energia em corridas mais curtas. A natureza gentil e amigável é uma ótima aliada ao temperamento ativo que torna a raça uma boa indicação para donos que procuram um companheiro de exercícios de curta duração.
3. Jack Russell Terrier
O porte pequeno do Jack Russell é inversamente proporcional ao nível de energia e a necessidade que este cachorro tem de praticar atividades físicas. A raça é muito característica por ser um ótimo companheiro por longas períodos de exercícios e aventuras, além de ser uma excelente companhia para seu dono.
4. Weimaraner
A personalidade amigável, curiosa, aventureira e adestrável do Weimaraner o torna uma ótima indicação para donos que apreciam corridas. A raça é agitada, obediente e admira longas caminhadas, além de ser super companheira e destemida.
5. Pastor Alemão
O Pastor Alemão é uma raça mundialmente conhecida por sua força, disciplina e alto potencial para prática de atividades físicas. Justamente por essas características a raça é uma das favoritas dos donos que gostam de longas corridas e que praticam exercícios.
6. Pastor Australiano
Como uma típica raça de pastoreio, o Pastor Australiano (Australian Shepherd) possui muita energia, é obediente e super protetor. A raça é muito apegada à família e aprecia explorar novos territórios.
7. Dálmata
Para os donos que almejam ter um companheiro para longas corridas e caminhadas, o Dálmata é uma boa indicação. A raça possui um alto nível energético, capaz de manter o ritmo de seu dono e até mesmo o trotar de um cavalo. Além de atléticos, os Dálmatas também são super protetores e companheiros de seus donos.
8. Border Collie
Cães de pastoreio são corredores ágeis em geral. Dentre os exemplares deste grupo, o Border Collie é considerado um dos mais inteligentes e ativos. De acordo com o Kennel Club Americano, os cães pertencentes a esta raça adoram ter um trabalho para fazer. Por isso, para mantê-los ocupados, é necessário bastante atividade física. Neste caso, além de corridas com o dono, o agility pode ser uma ótima opção para cansar o Border Collie fisicamente e mentalmente.
Fonte: linkanimal.com.br