Da mesma forma que usamos as nossas mãos para sentir e descobrir o mundo, os cães utilizam a boca. Quando eles veem algo interessante, primeiro cheiram esse objeto e, se continuarem interessados, começam a morder, arranhar e eventualmente, até destruí-lo. Para os donos, a grande questão é como fazer o cachorro parar de destruir as coisas da casa.
Olhe esse filhote de buldogue francês, por exemplo. Usando o seu olfato para conhecer a casa, ele descobriu o batente de porta. Ele olha para o objeto e a primeira coisa que faz é dar uma mordidinha para ver o que acontece. Em segundos, já está tratando o batente como um brinquedo. Por ser um cachorro relativamente pequeno, ele não destruiu o batente, mas se fosse um cachorro maior como um labrador retriever, que é mais curioso e forte, talvez essa porta já estaria destruída
Por que os cachorros destroem as coisas?
Alguns dos principais motivos pelos quais os cachorros destroem as coisas são:
- eles estão entediados;
- eles estão com bastante energia e não sabem aonde gastá-la;
- estão com irritação na gengiva e querem morder algo para aliviar essa irritação;
- ou estão com ansiedade.
Para descobrir porque o seu cachorro está destruindo a sua casa, é importante primeiro analisar o histórico dele. Por exemplo, ele destrói a casa quando está sozinho ou quando está com você também? Qual é a idade do seu cachorro? Se ele for filhote, pode ser que ele esteja com um desconforto por conta de seus dentes estarem nascendo.
Entender a causa desse comportamento é o primeiro passo para chegar em uma solução. O seu cachorro não vai parar de morder as coisas, pois isso é de sua natureza. Sabendo disso, o seu trabalho será deredirecionar esse comportamento para a coisa certa. Dessa forma, você vai batalhar não para o seu cachorro parar de destruir coisas e brigar contra o seu instinto natural, mas sim de substituir o sofá, por exemplo, por um brinquedo.
Ferramentas que te ajudam a lidar com cachorros que gostam de roer
Enquanto alguns cachorros destroem a casa inteira, outros preferem roeralguns objetos específicos. Normalmente, isso ocorre com filhotes, que ficam super incomodados quando os seus dentes de leite caem e os dentes permanentes começam a nascer. Nesses casos, é importante que você coloque diversos brinquedos na sua casa para desviar a atenção dele para algo que foi feito exatamente para isso. Durante esse estágio da vida do seu cão, é importante que você exagere na quantidade de brinquedos para aumentar as chances dele acertar o que deve ser destruído.
Independentemente do lugar que o cachorro ficar, ele deve ter algo para mastigar e aliviar os seus dentes, principalmente se estiver sozinho. Cadeiras, sofás e objetos de madeira têm uma textura que chama a atenção do cão. Nesses locais, você deve sempre oferecer um brinquedo que é mais interessante do que o objeto em questão.
Quanto maior a quantidade de brinquedos, menos chances ele terá de se entediar e procurar destruir algum objeto da casa. Além de oferecer diversos brinquedos, você deve oferecer a sua atenção ao cachorro. Ele preferirá, por exemplo, a brincadeira com você a morder o sofá.
Se o seu cachorro já começou a morder uma cadeira ou mesa, é possível que demore um tempo para ele fazer a transição para somente destruir os seus brinquedos. Se ele demorar para mudar esse comportamento, existem diversos produtos que você pode colocar na sua cadeira ou mesa para que o seu cachorro não goste mais do que gosto da cadeira.
Converse com o seu veterinário sobre apresentar brinquedos com petiscos para o seu cachorro. Brinquedos como esse ou esses alimentadores inteligentes podem ajudar a manter o seu cachorro distraído e longe das coisas que não pertencem a ele.
O que fazer para ajudar animais ansiosos que destroem para se acalmarem
Alguns animais sofrem com ansiedade da separação e destroem a casa quando os seus donos não estão por perto.
Embora algumas raças sejam mais propícias para ter ansiedade, o estilo de vida do cachorro, sua rotina e a sua personalidade podem também contribuir para o problema.
Um bom método para fazer com que o cachorro aprenda a lidar com a ansiedade é não mimá-lo e dar muita atenção assim que você voltar para casa. Além disso, procure não privar o cachorro durante o dia todo do convívio com a família e busque um equilíbrio entre deixá-lo sozinho e socializá-lo com os outros membros da família. Deixá-lo trancado quando todos estão em casa pode estimular mais sua ansiedade, aumentar seu comportamento destrutivo e ainda dificultar sua socialização com as pessoas com quem ele convive.
Dentre os diversos produtos disponíveis para lidar com esse problema, osflorais apresentam resultados rápidos e eficazes para cachorros que sofrem com ansiedade. Em alguns casos, a ajuda veterinária e de um comportamentalista pode ser necessária para resolver o problema.
Correr ou caminhar? Eis a questão.
Um das formas de fazer com que os cães destruam menos as coisas da sua casa é proporcionar exercícios físicos. Por isso, é importante que, diariamente, você reserve um tempo para levar o cachorro passear.Mesmo que a casa tenha um quintal grande, nada substitui a saída para uma caminhada ou corrida, pois ele respirará outros ares, sentirá cheiros diferentes e entrará em contato com outras pessoas e animais. Isso faz bem para a socialização do cão, o cansa de uma maneira positiva, e afasta o sedentarismo e as possíveis doenças causadas por ele, como obesidade e problemas cardíacos.
Cada cachorro tem uma necessidade de exercício diferente, dependendo da raça e das características do cachorro. Alguns cachorros têm um nível elevado de energia e podem até ser considerados hiperativos pelos seus donos. Florais, brinquedos inteligentes e brincadeiras divertidas podem ser utilizadas com sucesso para cansar cachorros com essas condições.
Fonte: Link Animal