Tem coisa mais linda do que um sorriso sincero? Se ele for do seu melhor amigo, então é a perfeição garantida. É verdade que existem algumas controvérsias e nem todo mundo acredita que um cão é capaz de sorrir, mas quem tem um amiguinho em casa tem certeza que já o viu sorrindo. Pra quem ainda duvida, é só lembrar que existe um cachorro personagem de desenho animado, cuja principal característica é sua gargalhada marcante. Você já deve saber de quem a gente está falando. Quem nunca ouviu uma música que contasse em seus versos sobre algum cachorro feliz esperando no portão? Além disso, a internet está cheia de vídeos engraçados e fotos de cachorros que parecem estar dando gostosas risadas. Um divertido exemplo é o cachorrinho Tuna e o seu sorriso torto que vem conquistado muitos seguidores no Instagram. Com seu sorriso ‘diferente’ e engraçado ele é realmente capaz de derreter os corações mais insensíveis.
Mas como perceber que o meu cachorro está sorrindo?
Um cachorro sorrindo deixa a boca semiaberta e geralmente também abana o rabo. Ele também fica ofegante e respirando forte. Não confunda esse sorriso com uma posição de ameaça, quando o cachorro mostra os dentes e levanta o lábio superior, você pode até correr o risco de ser atacado.
Segundo cientistas, os cães conseguem reconhecer situações de tensão e também de felicidade, identificando se seus donos estão tristes ou felizes. Você pode fazer um teste, observe que quando o ambiente está tenso e as pessoas levantam a voz, os cães acabam se escondendo ou começam a latir. Agora, se você fala com ele calmamente ou demonstrando carinho, eles imediatamente reagem com uma posição de submissão ou fazem a festa pulando e lambendo você. Cães são excelentes observadores e aprendem rápido que sorrir também é uma forma de ganhar atenção.
Como faço o meu cachorro sorrir?
É fácil! Basta deixá-lo feliz. Planeje momentos de diversão, como passeios, corridas no parque, mergulhos, você pode até dançar com ele. Com certeza o seu amigo vai adorar a brincadeira e passar mais tempo com você. Pode parecer loucura, mas você também deve conversar com o seu cachorro, contar o que aconteceu no seu dia, comentar uma cena de filme, falar de um novo amor. O que ele precisa é receber atenção. Que tal ensinar um novo truque? Pegar a bolinha, sentar, dar a patinha, vai ser bem divertido e vocês vão acabar caindo na gargalhada.
Fonte: Naturalis Total Alimentos