As férias chegaram? Está na hora de visitar a família? Ou precisa de fazer uma viagem de trabalho? E agora o que fazer? Aqui vai algumas dicas para ajudar seu cão ficar sozinho. Há sempre a possibilidade de levar o animal para um canil, mas nem sempre isso é viável. A melhor opção é deixar o animal em casa. Especialistas em comportamento animal afirmam que os animais lidam melhor com a ausência do dono quando ficam no seu território.
Pode pedir a ajuda de um amigo ou da família, mas vai precisar de fazer alguns preparativos antes de se ausentar.
A melhor opção é a sua casa
Se tiver algum amigo ou alguém da família que possa ir ou ficar em sua casa, é preferível que o animal fique no seu lar. Desta forma ele fica em território que lhe é familiar, não corre o perigo de contrair doenças de canil, e hotel para cachorro, irá ficar numa jaula pequena ou cercado durante longos períodos de tempo. Se seu cão não estiver acostumado com esses espaços, poder ter problemas.
Mantenha a rotina diária
O seu animal sofrerá menos stress se a sua rotina diária se mantiver o mais possível. A pessoa que ficar a cuidar dele deverá imitar as actividades que o dono costuma fazer com o animal (o passeio matinal e de fim de tarde por ex.).
O dono é insubstituível
A pessoa que ficar a cuidar do seu animal deve ser prevenida sobre possíveis alterações no comportamento do seu cão. Um animal que seja muito apegado ao seu dono poderá ter falta de apetite. Se este comportamento se mantiver mais de três dias, deverá ter autonomia para levar o animal a um veterinário. É obvio que essa pessoa deverá ser alguém da sua inteira confiança.
Planeja as horas de visita
Tente estabelecer a mesma rotina de horários para alimentação, brincadeiras e passeios. Sempre checar a água e comida fresca e manter limpo seu território das necessidades. Dependendo o tipo da raça do seu cão uma visita diária é suficiente, mas se o cão for de raças de alta energia deverá fazer de 2 ou mais visitas diárias com tempo para exercícios.
Território
Lembre-se que o seu amigão vai ficar durante longos períodos de tempo sozinho. Algumas coisas que nunca lhe chamaram a atenção podem tornar-se brinquedos irresistíveis. Prepare a sua casa e guarde tudo o que possa ser destruído pelo seu cão (ou perigoso para ele). Fazer um vistoria no território é sempre recomendável.
A caixa das surpresas
Arranje uma caixa e coloque lá dentro tudo que poderá ser utilizado para cuidar do seu amigão na sua ausência de preferencia objetos preferidos do seu amigão. Não esqueça também de deixar medicamentos, guloseimas, trela, telefone do seu veterinário e muito brinquedos.
Reduza a ansiedade
O seu animal pressente quando o dono se está a preparar para uma viagem. Porquê? Guarda as suas roupas em malas que cheiram a lugares desconhecidos para seu amigão e anda constantemente de um lado para o outro da casa em vez de estar assistindo televisão. Se possível, reduza o stress do animal fazendo as malas uns dias antes de partir. Assim pode voltar à sua rotina e acalma-lo. Procure sempre evitar despedidas longos, fazendo muitos carinhos, etc. Tenta ser o mais natural possível, agir sempre da mesma forma quando deixa sua casa para ir trabalhar.
Fonte: Cão Amigão