Cinomose Canina

Cinomose canina

É uma doença infecciosa viral causada por um Morbillivirus da família Paramyxoviridae.

Esta doença é causada pelo vírus da cinomose canina que afeta principalmente os cães domésticos podendo contaminar outros animais selvagens.

A principal forma de transmissão do vírus é através de contato direto entre animais infectados por suas secreções nasais, orais, urina e também por meio de partículas disseminadas no ar causando o aparecimento dos sintomas clínicos da doença.

Após a infecção, os animais excretam o vírus nos fluidos corporais por períodos prolongados

Essa doença altamente infecciosa costuma ser aguda e febril, acometendo o sistema gastrintestinal, o sistema nervoso central (SNC), o sistema respiratório e a pele do animal.

Quando acometido o sistema gastrintestinal o aparelho digestivo é predominantemente afetado, ocorrendo inflamação na mucosa do estômago e do intestino, determinando o aparecimento de gastrite e enterite. O animal também apresenta quadros de vômito e diarreia que no início apresenta aspecto seroso tornando-se hemorrágica e purulenta no final.

Se a doença afetar o SNC causará inflamação das meninges ocorrendo meningite virótica, além dos sintomas de encefalite como: convulsão, contração muscular localizada, andar em círculos, micção e defecação involuntárias, somando-se como sinais típicos da doença.

O animal afetado também pode apresentar problemas no sistema respiratório, onde sobre a ação do vírus ocorre inflamação dos pulmões determinando o aparecimento de pneumonia, além da inflamação também diagnosticada na faringe e na laringe provocando tosse.

A forma mais benigna da doença é apresentada no modo cutâneo onde aparecem na pele do animal vesículas, pústulas e mucosas. Já nos olhos do animal desenvolve-se conjuntivite serosa.

O vírus da Cinomose é um patógeno com altos índices de mortalidade, sua letalidade é inferior apenas à raiva canina.

Embora não haja nenhuma terapia específica para a doença, que na maioria das vezes leva o animal à morte, métodos de detecção rápidos e confiáveis são extremamente críticos e essenciais para detectar a presença do vírus em níveis muito baixos, não apenas para salvar vidas, mas também para poupar tempo de análise e custo.

A vacinação como método preventivo, é a melhor forma de proteger nossos amigos contra o vírus letal da Cinomose.

Mantenha a vacinação do seu cãozinho sempre em dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *